Academia de Inteligência Emocional

Instituições de Ensino
DESENVOLVA A SUA CAPACIDADE DE CRIAR VALOR NA ESCOLA COM AS FERRAMENTAS E MÉTODOS TRANSFORMACIONAIS DA AIE
Dedicamos imenso tempo a ensinar às nossas crianças e jovens, para sejam homens e mulheres de sucesso, física, matemática, gramática, engenharia, ciências humanas e sociais e, no entanto, não ensinamos serem criativos, a amar e a respeitar a si e ao próximo, na sua diferença e na sua semelhança.
Desde novos entramos num sistema de ensino que valoriza a teoria e a táctica, o lado esquerdo do cérebro, racional, lógico, linguístico, em detrimento da criatividade, da prática, o lado direito do cérebro, da cooperação, da alma e do ser, da essência da criação, do desenvolvimento social e emocional. Passam a vida a dizer-nos: tens de ser focado, objectivo, prático e tens de controlar as emoções que só te prejudicam. Crescemos neste ambiente de crenças castradoras da nossa essência, individualidade e do lado emocional da vida.
A escola ensina-nos a pensar, porém pensar muitas vezes não nos é muito útil na resolução de problemas que são vitais para nós. Na nossa vida de adulto os desafios que enfrentamos é saber o que queremos, é saber tomar decisões, é sabermos expressar as nossas emoções com precisão, saber dizer o que estamos a sentir sem necessidade de agredir o outros, é sabermos cooperar, é saber compreender os desafios dos outros.
É sabermos ultrapassar as dificuldades externas e internas, é sabermos estar connosco próprios, em silêncio e paz, é sabermos ter saúde mental, física e espiritual, é ver perspectivas diferentes, é saber como começar algo e ter a habilidade de saber parar. É sabermos a ser persistentes, determinados, resilientes e perseverantes.
Enquanto adultos o nosso carácter é essencial para o caminho que fazemos, para alcançarmos o que desejamos e vivermos com um propósito que faça com que a vida valha a pena. E se para isso precisamos de aptidão também precisamos de atitude, atitude empática e compassiva, atitude para nos guiarmos pelos nossos valores, atitude para lidar com a rejeição, o fracasso e a frustração, atitude de sermos emocionalmente inteligentes em SER quem somos em vez de SER o que fazemos.
A educação encerra um tesouro
Os 4 Pilares da Educação do Século XXI
Unesco, RelatórioDelors 1996- Jacques Delors
• Área Cognitiva
• Compreender, conhecer, descobrir
• Domínio do conhecimento
• Sim, “sabemos” podemos
compreender o mundo e
comunicar com os demais
• Pensamento autónomo e crítico
• Preparar o aluno para integrar-se na sociedade e ser um elemento
responsável e justo
• Desenvolvimento máximo
pessoal
• Cada ser humano tem
necessidades
• Indissociável com o
“aprender a conhecer”
• Ensina o aluno a colocar em
prática o que sabe adaptando-o
ao seu sistema de vida
• Competências pessoais
• Processo educativo
no âmbito social
• Pensamento autónomo
e crítico
• Desenvolvimento máximo
pessoal
APRENDER
A CONHECER
APRENDER
A SER
APRENDER
A FAZER
APRENDER
A CONVIVER
Desafios da Educação
1. Participação Colaborativa
-
Estimular nos alunos o desejo de aprender sem medo de interdependência
-
Aprendizagem colaborativa
-
Coaches e mentores nas salas de aula
2. Gestão do Conhecimento
-
Aplicação de conhecimento, aprendizagens reais
-
Educação com abordagem no Ser
-
Capacidade de compartilhar informações e experiências
3. A educação como processo aberto e permanente
-
Auto-aprendizagem
-
Investigação

O que queremos alcançar
-
Traçar uma rota através da observação e avaliação, o que leva a uma reflexão consciente e transformação em cada um dos membros da comunidade educativa: Professores, Profissionais não Docentes, Pais e Estudantes, numa atmosfera de co-responsabilidade, que resulta em acções de melhoria na experiência educacional.
-
Potenciar a colaboração e o trabalho em equipa num ambiente aberto à aprendizagem, baseado em práticas pedagógicas relevantes que privilegiam as competências emocionais e o respeito.
-
Promover o pensamento profundo (consciente, crítico, reflexivo, criativo) no trabalho educativo, com o objectivo de promover uma aprendizagem significativa e transformadora.
-
Promover uma cultura de autoconsciência, auto-aprendizagem e responsabilidade sócio-emocional, que contribua para a melhoria contínua das pessoas, da instituição e da comunidade.
Como fazemos
Construção da Relação
Observação
Reflexiva
Integração de Novos
Comportamentos
Experiência Concreta
Criação
de Novo Pensamento

Fundamentos de Coaching
Metodologia de Coaching Educativo
Neuroplasticidade e Coerência do Coração
Inteligência Emocional no âmbito da educação
Práticas Meditativas
Envolvendo > Agindo > Reflectindo
Programas e Formações
Programa Integrado CASE
CASE - Centro de Aprendizagem Social e Emocional
Todos os dias nas escolas o triângulo aluno-
-professor-encarregado de Educação,
encontra situações de difícil resolução que têm origem na falta ou ausência de aprendizagem emocional ou social, por parte de todos e não só dos alunos.


Curso de Coragem
Criar mudanças positivas através de um processo de autoconsciência e aumento das competências emocionais, criar sentido de comunidade e de pertença, fomentando
o conhecimento quer a nível individual quer de grupo, no sentido de mover energia vital de um estado actual para um estado desejado.
